17 de maio de 1947, foi fundada a Primeira Igreja Batista, na localidade por nome de Baixão Grande, na época município de Colinas - MA. A solenindade iniciou-se às 20 horas sob a presidência do Pastor Jonas Barreira de Macêdo Filho, na época missionário da Convenção Batista Piauiense. A mesma recebeu o nome de Igreja Batista de Baixão Grande e foi contituída com a quantidade de 33 irmãos sendo eles:
Unanimemente foi aceito como compromisso de fidelidade às doutrinas do Novo Testamento e o seguinte pacto:
Havendo sido conduzidos, segundo cremos, pelo Espírito de Deus a receber o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, e havendo sido batizado sob a profissão de nossa fé, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, entramos agora, na presença de Deus, dos anjos e desta Assembléia, o mais solene e alegrimente possivel em uma aliança, tornando-nos um corpo em Cristo. Empenhamo-nos assim, com o auxilio do Espírito Santo, a andar juntos no amor de Cristo, a nos esforçar pelo progresso desta Igreja, em conhecimento, santidade e conforto, para promover sua prosperidade e espiritualidade, a manter o seu culto, suas ordenanças, sua disciplina e suas doutrinas, a contribuir alegre e regulamente para o sustento do ministério, para as despesas da Igreja, socorro aos pobres e pregação do evangelho a todas as nações. Empenhamo-nos também a manter na família o culto doméstico a educar religiosamente nossos filhos, a procurá a salvação dos nossos parentes e amigos, a andar condignamente no mundo, fiéis em nossos contratos e exemplares em nosso comportamento, a evitar a locacidade, maledicência e a ira, a abster-nos da venda e consumo do fumo e babidas alcoolicas e a ser zelosos em nossos esforços para apresentar o reino do nosso salvador. Empenhamo-nos cuidar uns dos outros com amor fraternal, e lembrar-nos dos outros em nossas orações, a auxiliá-los nas suas doenças e tribulações, cultivar a simpatia cristã no sentimento e cortezia no falar, a ser vagarosos em nos ofender, mas sempre prontos para a reconciliação e cuidadosos com a referência aos mandamentos do nosso Salvador para pressurosos, observá-los.
Pelo pastor Jonas Filho foi lido um telegrama da Igreja Batista de Amarante Piauí, concedendo autorização plena para que a Congregação de Baixão Grande fosse organizada em Igreja. Também foi lido um telegrama do Pastor Jonas B. Macêdo (pai) apoiando o plano e permintindo a sua efetuação imediata, não lhe sendo possível estar presente. Por proposta apoiada e votada unanimemente foi declarada organizada a Igreja. Dirigiu a oração de dedicação da nova Igreja ao Senhor o irmão Joaquim Bina da Igreja Evangélica de São Domingos. Foi entoado o Hino 456.
FAMILÍA TORRES
Em 01 de junho de 1947 foi escrita uma carta pedindo à Igreja de São Pedro a carta de membro dos seguintes irmãos: RAIMUNDO TORRES MACÊDO E FAMÍLIA, ALEXANDRE TORRES E FAMÍLIA. Esta carta chegou à igreja do Baixão Grande e a mesma foi lida em sessão pela secretária Maria Holanda Cavalcante no dia 05 de Outubro de 1947.
Em 04 de janeiro de 1948, foi organizada pela Igreja Batista de Baixão Grande a Congregação em São Domingos ficando como oficiais os seguintes membros:
MODERADOR - Raimundo Torres
SECRETÁRIO - João Torres
TESOUREIRO - Senhorinha
PROFESSOR DE CLASSE DE ADULTOS - Alexandre Torres
CLASSE DE CRIANÇAS - Almir Alves
SECRETÁRIO DA ESCOLA - João Torres
Dados colhidos do livro original de ata do ano de 1947.